O Escotismo é um Movimento Educacional de Jovens e para Jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições. Valorizamos a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotado pela União dos escoteiros do Brasil.

Educamos para a liberdade e procuramos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou de habilidades específicas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que dê sustentação a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opção. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua fé, vivendo ou buscando a religião que a expresse.

Contribuir para que os Jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas, e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades conforme o Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.

Dever para com Deus.

Dever para com o Próximo.

Dever para com sigo mesmo.

Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira

Aprender Fazendo

Vida em Equipe

Atividades progressivas e atraentes

Desenvolvimento pessoal