• EAV 15°BA

EducAÇÃO ESCOTEIRA

Sábado, 18 e maio, os Escoteiros Antônio Vieira sediarão o evento intitulado EducAÇÃO ESCOTEIRA em parceria com o Colégio Antônio Vieira. Este é um evento estratégico dos Escoteiros do Brasil, realizado anualmente dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo aos estudantes a oportunidade de vivenciar com membros do Movimento Escoteiro atividades de alto valor educativo.

Com o evento, muitos estudantes do Colégio Antônio Vieira poderão se beneficiar com uma experiência educativa e divertida. Este é um evento de grande impacto social que se beneficia da sólida experiência do Escotismo em proporcionar atividades educativas de forma divertida e atraente, oferecendo um conjunto de atividades associadas ao tema anual dos Escoteiros do Brasil.

Serão oferecidas atividades típicas escoteiras que se relacionam com o tema do ano - “Aventura Saudável” - e conteúdo da Base Nacional Comum Curricular. No ano de 2019 a proposta é de realizar atividades que ofereçam experiências educativas, e que contribuam para articular conhecimentos propostos pela BNCC com uma vivência prática e atraente, auxiliando na assimilação e compreensão desse conteúdo.

O Movimento Escoteiro possui uma história centenária em proporcionar experiências educativas de forma divertida e interessante às crianças, adolescentes e jovens. Aos escoteiros, promover o EducAÇÃO ESCOTEIRA faz parte do comprometimento com a educação para a vida, que deve refletir-se em todas as dimensões dos jovens, ajudando-os a evoluir e crescer como pessoas, inclusive no que diz respeito ao progresso na educação formal. Isso é o que a sociedade também espera, pois se entende que as estratégias para melhorias da qualidade do ensino seguem caminhos variados, e que esse esforço necessita do apoio da comunidade onde as instituições de ensino estão inseridas.

Assim como é propósito do Escotismo contribuir para que os as crianças, adolescentes e jovens desenvolvam autonomia e assumam seu próprio desenvolvimento, também cabe à educação formal promover condições para criar uma educação cidadã, responsável, crítica e participativa, que possibilita a tomada de decisões transformadoras a partir do meio ambiente no qual as pessoas se inserem.

Nosso Projeto Educativo visa construir um mundo melhor, contribuindo para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, como principais autores e atores de suas histórias. E isso é feito oferecendo aprendizagem pela ação, ou seja, os jovens que praticam escotismo adquirem conhecimentos, habilidades e valores a partir das experiências que vivem por meio das atividades que participam.

Fonte: https://www.escoteiros.org.br/agendas/educacao-escoteira/



0 visualização