O MOVIMENTO

ESCOTEIRO

SER ESCOTEIRO

 

O Fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, utilizou a palavra “escoteiro” por que ela significa, de maneira genérica: explorador, montanhista, mateiro guia, navegante, missionário, descobridor, pesquisador e todo aquele que “vai a frente”, para descobrir caminhos por onde poderiam seguir os demais:

 

O Escoteiro é também aquele que:

- Vive aventuras com amigos;

- Faz atividades divertidas;

- Explora, acampa, aprecia a vida ao ar livre;

- Investiga, aprende, cresce;

- Conhece pessoas diferentes e lugares distantes;

- Ajuda as pessoas;

- Aprende coisas diferentes;

- Deseja ser melhor a cada dia.

 

O ESCOTISMO

 

É um Movimento Educacional de jovens, sem vínculo com partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, complementando a formação que cada criança ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, de acordo com seus propósitos, seus princípios e Método Escoteiro, concebidos pelo Fundador Baden-Powell.

 

Atividades atraentes e educativas

Os escoteiros realizam acampamentos, excursões, jogos, atividades esportivas e atividades de contato com a natureza, onde você fortalecerá a saúde do corpo e da mente, ampliará sua criatividade e conhecimento, conhecerá lugares e fará amizades.

Nas ações sociais e espirituais você irá se conhecer e descobrir o prazer de fazer o bem ao próximo.

 

Aprender fazendo

O jovem irá observar, descobrir, criar, experimentar e construir participando de atividades interessantes que permitirão que ele se desenvolva e amplie seu conhecimento de forma divertida e ativa.

 

Um movimento de jovens para jovens

O jovem fará parte de uma equipe de jovens da sua faixa de idade e vivenciará momentos inesquecíveis que lhe trarão habilidades para toda a vida.

 

Um movimento em movimento

Evoluindo e adaptando-se em todo o mundo de acordo com a necessidade de cada lugar. O Escotismo está aberto a todos, meninos e meninas, independente de raça, credo ou situação social. Seguindo os princípios e o método idealizado por seu fundador Robert Baden-Powell.

 

Propósito do Escotismo

Contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento, especialmente o caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades sociais, físicas, intelectuais, afetivas e espirituais como indivíduos, cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.