EVENTOS

Promessas Escoteira: dia 07 de novembro de 2015... realizada promessas na Tropa escoteira... nova fase... novas aventuras... Parabéns a vocês: Djavan Iago dos Santos Dias, Giovanna Rebouças Franco Faustino, Carolina Stival, Catharina Venegeroles de Sá Teles, Jonatas Sant'anna Santos, Jean Jorge Souza de Jesus, Vinícius Silva Lôbo.....

1/4
PROMESSA ESCOTEIRA GRANDES EMOÇÕES
PROMESSA ESCOTEIRA GRANDES EMOÇÕES
Quando?

07 de novembro de 2015

 

Onde?

EAV

Projeto Vozes da Cidade visita o Escoteiro Antônio Vieira

A Avante - Educação e Mobilização Social em parceria com o Fundo das Nações Unidas - UNICEF, está implementando em Salvador o Projeto Vozes da Cidade: Crianças e adolescentes participando da construção de Salvador. Um projeto inscrito na Metodologia Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que consiste na contribuição do UNICEF às administrações municipais pela busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes, nestes grandes centros urbanos.

O Projeto Vozes da Cidade vai implementar ações nos territórios e bairros pertencentes às 10 prefeituras bairros. A partir de Termo de Parceria firmado, em março de 2014, entre a Prefeitura Municipal de Salvador, o UNICEF e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Nós Escoteiros Antônio Vieira como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em nossas comunidades estamos contribuindo e fazendo parte desta ação em acordo ao Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil desejando que nossos jovens façam o seu Melhor Possível para ser O Homem e a Mulher que pretendemos oferecer a Sociedade. Para isto contamos com a colaboração de Patrícia Barbosa Sanches - Assistente Social CRESS:5724 - Coordenadora Territorial do Projeto Vozes da Cidade /Centro/Brotas e Cidade Baixa.

Quando?

24 de outubro de 2015

 

Onde?

EAV

1/18
PROMESSA DE LOBINHOS COM GRANDES EMOÇÕES

Mais um momento importante no EAV aconteceu neste último sábado (27.09.215), doze crianças realizam sua promessa de lobinhos. O ato é uma das etapas mais importantes na vida escoteira dos jovens. 

 

“A Promessa Lobinho representa o compromisso voluntário de cumprir a Lei do Lobinho e dois deveres: para com Deus e para com a Pátria, além de fazer todos os dias uma boa ação”, assim explicou nossa Chefe Sevirina  Barreto, nossa chefe mais antiga.

Pais, chefias e seções do EAV - Escoteiros Anotonio Vieira, acompanharam a cerimônia. “Para os pais, certamente é um momento de muita emoção e orgulho, pois ver seu filho assumir um compromisso tão bonito em meio a um ambiente tão sadio é tudo o que se pretende para eles”, afirmou o Diretor Presidente, Enilson Campos.

 

Lei do Lobinho:

 

O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.

O Lobinho pensa primeiro nos outros.

O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.

O Lobinho é limpo e está sempre alegre.

O Lobinho diz sempre a verdade.

Promessa do Lobinho:

Prometo fazer o melhor possível para: 

Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; 

Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Quando?

27 de setembro de 2015

 

Onde?

Escoteiros Antônio Vieira

JOTA-JOTI - Você vai?

 Eu vou!  Vamos? Já estou aqui.

Nós escoteiros e escotistas do EAV estaremos participando de mais um JOTA-JOTI com o apoio da LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão nos dias 17 e 18 de outubro 2015.
 
No domingo, teremos a presença da Alcatéia do EAV onde terão uma participação especial na atividade de Rádio Amador. Contamos com a presença de todos para prestigiar nossos jovens.
 
58º JOTA

O Jamboree on the Air (Jota) é verdadeiramente um Jamboree, durante o qual experiências escoteiras são trocadas e ideias compartilhadas por meio de sinais de rádios.

O Jota é a oportunidade para que escoteiros do mundo inteiro possam conhecer e operar estações de radioamador - em contato com outros escoteiros de diversos países -, de modo a despertar seu interesse para que possam até mesmo ingressar no radioamadorismo.

O uso de técnicas de radioamadorismo oferece uma nova dimensão educativa para escoteiros: muitos têm a oportunidade de descobrir o mundo da tecnologia do rádio sem fio e dos aparelhos eletrônicos. Dezenas de milhares de operadores de estações de radioamador são voluntários para ajudar os Escoteiros no final de semana do Jota, com seus conhecimentos, equipamentos e entusiasmo.

Fique por dentro das novas regras do Jota que estão em vigor desde o ano passado, acesse: www.radioescotismo.com.br/ e www.jotabrasil.qsl.br/

Quando?

17 de outubro de 2015

 

Onde?

LABRE - Pituaçu

ACONTECEUUUUU E FOI UM SUCESSO...

Atividade Regional de Lobinhos - 2015

ACONTECEUUUUU E FOI UM SUCESSO...

Atividade Regional de Lobinhos - 2015

 

Na abertura, os lobinhos foram divididos em Matilhas que levaram o nome de cidades da Grécia e receberam orientações de como seriam transcorridas as atividades. Após as boas vindas seguiram juntos aos guias para as cidades e durante os dois dias de evento puderam realizar atividades temáticas.

 

As 6 bases levaram nomes de Deuses Gregos: Hestia, Ártemis, Poseidon, Afrodite, Héracles e Atena, e o grande e esperado Labirinto do Minotauro. Este último foi uma atividade que gerou grandes expectativas nos Lobos.

 

Foram dois dias de muita animação, aprendizado, suspense e magia. Os lobinhos tiveram contato com história dos Deuses, aspectos da cultura como a dança e a culinária. No total foram 92 crianças de 6 grupos inscritos no evento: António Vieira, Cardeal da Silva, Lemos Bastos, Luís Tarquínio, Marcílio Dias e Duque de Caxias.

 

O Grupo Escoteiro Antônio Vieira esteve presente com 22 Lobos , Chefes da Alcateia e pessoal de apoio. Foi montada uma Enfermaria no local para os primeiros atendimentos. Contamos também com o apoio da Polícia Militar e do Radiomador Luiz Sá.

Nos dias 3 e 4 de outubro de 2015, aconteceu A Grande Caçada II, também conhecida como ARL (Acampamento Regional de Lobinhos), tendo este ano  como tema Rumo ao Olimpo. O local escolhido foi o Parque Aquático Municipal de Pojuca, situado a 76Km de Salvador, Estado da Bahia. O evento foi coordenado pela Região Escoteira da Bahia e presidido pela Akelá Zéu Gonçalves, do Grupo Escoteiro Cardeal da Silva.

O EAV (Escoteiros Antônio Vieira) visitou o Abrigo de Idosos do Hospital Santo Antônio de Irmã Dulce para realizar mais uma atividade social voltada para os temas: Abrace Mais;

Xô doença;

Xô Tristeza;

O Amor é contagioso.

MUTCOM

Foi um momento incrível de esperança e aprendizado. Em um mundo no qual a competitividade e energia da juventude são extremamente valorizados, é preciso que os jovens reflitam sobre o seu futuro e concentrem-se sobre o que é essencial, dando importância àquilo que o passar dos anos não destrói, a sua força interior!

 

Em conversar com os idosos, os jovens do EAV tiveram contatos com histórias incríveis de superação e garra, ouviram conselhos de quem aprendeu muito com o tempo. Os chefes juntos com os lobinhos, escoteiros e sêniores tiveram também a oportunidade de divertir os idosos com algumas musicas e danças do movimento escoteiro.

 

Confira abaixo momentos felizes dessa visita. 

 

Quando?

19 de setembro de 2015

 

Onde?

Abrigo de Idosos do Hospital Santo Antônio de Irmã Dulce

ACAMPAMENTO GERAL - EAV/2015
AVENTURA EM SERRA GRANDE 
 

Três dias de atividades com 18 lobinhos, 09 escoteiros e 06 seniores além de 12 chefes, 03 apoios (Cozinha e Saúde) e 03 familiares e a participação virtual do grupo de antigos escoteiros e dos pais Luciano e Tereza Souza em Serra Grande – Ilhéus/Ba. Nosso trabalho foi movido pela alegria nos olhos de cada criança, jovens e adultos presentes. Mais uma Jornada, mais um Sucesso sempre com o empenho dos voluntários adultos e a energia da Reserva Natural do Canto do Senhor do nosso irmão escoteiro de sempre Rui Rocha, que além de proprietário do local participou das atividades e nos auxiliou na organização do evento. A realização teve êxito pela confiança e valorização dos pais, resultado do trabalho desenvolvido pela equipe do EAV ao longo de muitos anos de amor e dedicação aos jovens e a parceria de ex-escoteiros como Ednelson, Emanuel, Elisângela, Amilca e Marcelo Carvalho que estiveram presentes com suas famílias na Reserva que além de nos apoiarmos, relembraram seus tempos de jovens escoteiros. O EAV proporcionou aos jovens a vivência do Método Escoteiro com orientações e planejamento para o desenvolvimento de várias áreas de conhecimento de forma lúdica e descontraída com atividades atraentes e divertidas, proporcionando uma visão do Movimento Escoteiro com seus princípios e propósitos na formação da cidadania.

Tivemos também a possibilidade de visitarmos a sede do Instituto Floresta Viva, além de uma bela caminhada até o topo da Serra do Conduru, Parque Estadual.

Ao final do evento não houve despedidas, mas um até logo e um Breve Adeus e bem junto ao Fogo, tornaremos a nos Ver.

 

Sempre Alerta!

 

ALGUNS DEPOIMENTOS DE PAIS E CHEFES ESCOTEIROS

Hoje venho ao grupo agradecer,  não como chefe mas como mãe. 
Agradecer pelo cuidado com o local escolhido para o acampamento.  Lá é lindo.  Pedaço do paraíso.  Agradecer pelo profissionalismo dos chefes e auxiliar envolvidos,  o cuidado com a alimentação de todos, a saúde, as acomodações, o cuidado com as tradições escoteiras. 
Realmente me faz ter cada dia mais a certeza de que escolhi certo fazer parte da família escoteira Antônio Vieira. 
Foi mágico esses três dias.  Um crescimento enorme para os nossos jovens que puderam por em prática a autonomia sem seus pais,  a respeitar regras, por em prática gentilezas, superar pequenos e grandes medos.
Sei que cada um dos envolvidos fez o melhor que pôde. Fizeram o seu melhor possível para aquele momento.  Obrigada chefes, obrigada mães que acompanharam a viagem. (Mensagem de uma mãe de lobinho)

 

 

Chs, Lobinhos, Escoteiros, Sênior's, Dr. Alessandro, Valdomiro, Venicius, Rosana, mães que estavam no trabalho de "apoio", sinceramente vendo através das fotos e vídeos senti uma alegria imensa em frutificar a semente plantada por BP. A alegria a integração entre vcs, foi fantástica , Deus permitiu que de longe eu comungasse com vcs os momentos felizes que foram desfrutados por todos neste Acampamento, até o churrasco da madrugada saboreirei, sei que não  esperava outra coisa porque Enilson, Dilma e Roberto estavam à frente e conheço bem o trabalho deste. Trio de ouro 18kilates, Romilse com sua meiguice, Graça com suas observações , não deixaram a Alcatéia sentir saudade de casa, isto é o verdadeiro Escotismo, Parabéns meus queridos, Dr Alessandro com Ch Rafaela atuaram na Emergência com a eficiência de um PS, super bem equipado, e Naiara a pequenina vai longe, ela agora também é Chefe viu Chill? Solicitei a Enilso que transmitise o meu abraço a Ruy e Amilcar, dois irmãos que ficaram as suas marcas no GEAV, Eduardo, André e Túlio também fizeram o seu melhor possível , é bom tê-los na nossa família, mais uma vez repito vcs são MaRAVILHOSOS. Sempre MOVIDOS PELO ESCOTISMO, deixo aqui meu carinho e o meu orgulho de fazer parte da Família GEAV 100/00 (Severina Barretto)

Quando?

De 04 a 07 de stembro de 2015.

 

Local de Saida - em frente a Igreja (Nossa Senhora de Fátima) do colégio Antônio Vieira

 

Obs: Horário de chegada no EAV (Escoteiros Antônio Vieira) às 20hs30min

 

Onde?

Ilhéus - Serra Grande